Conselho Consultivo

EG | RE | AM | AR | CONSELHEIROS | ANALISTAS

Weber Antonio Neves do Amaral

Professor da ESALQ/USP

Weber Neves do Amaral, traz longa experiência profissional com mais de 28 anos de atuação, envolvendo iniciativa privada, organismo internacional (CGIAR - World Bank) e academia. Atualmente é professor da ESALQ/USP. Foi fundador e primeiro diretor executivo do Polo Nacional de Biocombustiveis, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a USP. Em 2011, foi Fulbright Scholar nos Estados Unidos.

Tem atuado como consultor em bioenergia, sustentabilidade e novos negócios associados a biodiversidade para organismos internacionais (UNDP, UNEP, FAO, UNCTAD), governos (Brasil, Chile, África do Sul, Moçambique) e iniciativa privada. É membro de conselhos internacionais do Pilot Programme on the Tropical Rain Forests (PPG7), da UNCTAD – Biotrade Programme,  e do FUNBIO. Desenvolveu projetos para empresas das áreas de celulose, papel, indústria metal mecânica e de bioprodutos tais como: Aracruz Celulose, Dedini Industrias de Base, Agropalma, etc.

Palestrante em diversos Congressos, Workshops, Simpósios e outros eventos na área de inovacao tecnologica, biocombustíveis e biotecnologia, no Brasil e no exterior, entre eles – na FAO – Itália; Cepal, Chile; Biovision Conference, Lyon, França; Alexandria, Egito; União Européia, Bruxelas; Biotechnology World Conference, Boston; Global Feed and Food Congress, São Paulo; University of Wageningen, Holanda; World Economic Fórum, Londres; INwent, Potsdam, Alemanha; IPC, Washington, DC; Rutgers University; Nova Jersey; Harvard University, MA, etc.

Foi cientista sênior do International Plant Genetic Resources Institute (IPGRI - CGIAR), em Roma atuando como coordenador global do projeto de Recursos Geneticos Florestais, fazendo a gestão de projetos de pesquisa no valor de 10 milhões de dólares. Tendo atuado também como chefe do Departamento de Pesquisa Florestal da Florin Florestamento Integrado S.A. (atualmente Votorantim Celulose SA). Tem extensa lista de artigos em revistas técnicas, cinco livros e vários capítulos de livros.

Weber é engenheiro florestal e mestre pela Escola Superior de Agricultura (ESALQ/USP) e Mestre e PhD pela Universidade de Harvard. Proprietário e gestor de uma propriedade agrícola voltada a produção de cana de açúcar há 20 anos

Guilherme Ary Plonski

Professor da FEA/USP e POLI/USP

Livre-docente em engenharia de produção pela Poli/USP (2000). Pós-doutorado (1990) no Center for Science and Technology Policy, do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA), onde foi Fulbright Visiting Research Scholar. Doutorado (1987) e Mestrado (1979) em Engenharia de Produção pela Poli/USP. Graduação em engenharia química e em Matemática pela USP (1971). Foi Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2001-2006). Dirigiu a Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP (1994-2001). Gestor da unidade de Desenvolvimento Institucional e Organizacional do Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores S/A, empresa do Grupo Camargo Corrêa (1977-1989).

É Professor Titular do Dep. de Administração da FEA/USP e Professor Associado do Dep. de Engenharia de Produção da Poli/USP. É Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, Diretor da Área de Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação da Fundação Vanzolini e Coordenador de Projetos na Fundação Instituto de Administração.

Presidente da Anprotec (2007 a 2011) e Diretor da Anpei (2003-2006). Integra ou integrou os colegiados superiores de diversas instituições, entre elas: ABDL, Abipti, ABNT, ABDI, CGEE, CEEA/Ciesp, CenPRA, Cientec, Cietec, CIP, CNPq, Concite/SP, Contec/FIESP, FCAV, FIPT, Fundação Iochpe, Hospital Einstein, ICTR, ITS, PMI, Recla, Remesp, SBGC, SBM, Sebrae/NA, Sebrae/SP, Technion e Unicamp.

e-Social